Ed. Especial


SALA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
APOIO À NECESSIDADE AUDITIVA E INTELECTUAL

* O QUE ENCONTRAMOS NESTA SALA?
A Sala de Educação Especial do Colégio Estadual Governador João Durval Carneiro conta com o trabalho de uma Equipe preparada para o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais, no âmbito auditivo e intelectual. Esta equipe é formada por Técnicos em Libras, Pedagogo e  Psicopedagogo.

* QUEM TEM DIREITO A PARTICIPAR DESTA SALA?
Pessoas que tenham necessidades especiais auditivas ou intelectuais (Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Autismo, TDA, TDH, TDHA, Dislexia...).

* COMO FUNCIONA A SALA?
É desenvolvido um composto de atividades que estimulam o processo da comunicação entre mudos, surdos e falantes, possibilitando a fluência do portador de necessidade especial auditiva na vida social e escolar.
São realizadas propostas pedagógicas que estimulam o cognitivo permitindo que se abra um caminho facilitador para a aprendizagem, respeitando as limitações físicas e psíquicas.

* DISPENSA O REFORÇO ESCOLAR?
A Sala de Apoio não dispensa o reforço escolar, pois as atividades desenvolvidas na Sala Multifuncional são elaboradas para atender a uma particularidade do indivíduo. Em algumas situações poderá ser feita atividade semelhante à proposta escolar, porém não é compromisso da Equipe de Apoio realizar as tarefas escolares.

* QUAL O TEMPO DA ATIVIDADE?
O cronograma de atividades é estabelecido pela Equipe de Apoio e tem como carga horária mínima de 45 minutos de permanência e o máximo 90 minutos, de acordo programação da Unidade Escolar. A quantidade de encontros é determinada pela necessidade da pessoa em acompanhamento.

*QUANDO PARTICIPA DA SALA DE APOIO PODE DESISTIR DO TRATAMENTO COM OUTROS PROFISSIONAIS?
É de extrema necessidade a continuidade do tratamento com outros profissionais (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psiquiatra...). Para que haja resultado satisfatório será necessário que outros profissionais interajam com o processo docente.

* QUAL O PAPEL DA FAMÍLIA DO ESTUDANTE?
Todo trabalho desenvolvido deverá ser acompanhado pela família garantindo que haja uma reciprocidade na responsabilidade sobre o desenvolvimento do estudante.

* QUAL O PAPEL DA ESCOLA?
A Equipe de Apoio informa o desenvolvimento da atividade docente e oferece orientação ao educador da escola regular no sentido de oferecer mecanismos que facilitem a aprendizagem.

“SER DIFERENTE É SER HUMANO, SER ESPECIAL É SER GENTE.”
COLÉGIO EST. GOV. JOÃO DURVAL CARNEIRO   Tel: 75 3628-2650