A equipe gestora é composta por membros de carreira do magistério público estadual e foram reeleitos por voto direto, tendo mandato até janeiro de 2015. A característica principal desta administração é a gestão participativa, onde todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem se fazem ouvir e assim constroem coletivamente a escola que desejam.
Ainda há muito por fazer , porém o que vemos hoje é um caminho bem definido a ser seguido, este está sendo traçado de forma coletiva e resulta das principais necessidades vividas em nosso dia-a-dia. Temos uma excelente infraestrutura física e ótimos profissionais, além é claro, dos alunos que em sua maioria são agentes verdadeiramente participativos e juntamente com a comunidade local “vivem” de fato a escola na sua plenitude.
Respiramos ares democráticos de forma que as tomadas de decisões são resultado da vontade do conjunto que se faz legitimamente representar através do Conselho Escolar e outros órgãos colegiados. Lutamos, no entanto, para ampliar os espaços de construção do saber através da edificação de um auditório, biblioteca, entre outros, também desejamos que índices negativos como os da evasão escolar, da indisciplina e do baixo rendimento acadêmico sejam alterados, fazendo da nossa escola um lócus ainda melhor de educação cidadã.
Equipe gestora
Diretor: Neilson Guedes Ferreira
Vice-diretoras: Gervane Andrade Santos Souza(matutino)
Emanuelle de Souza Oliveira(vespertino)
Adalgisa Maria Souza de Queiroz(noturno)
Secretária: Leonice Vitoriana de Lima
Realizações
- Devolução de bens inservíveis;
- Pintura anual da escola;
- Identificação da escola através de letreiro no muro externo;
- Implementação da Sala de Vídeo;
- Aquisição de telas de projeção;
- Reforma da Sala de Educação Especial, aquisição de material eletrônico e mobiliário;
- Revisão elétrica geral nos PAV. Raymundo Ferreira e Profª Maria Alice;
- Substituição de todas as lâmpadas incandescentes por eletrônicas;
- Iluminação externa dos PAV. Raymundo Ferreira e Profª Maria Alice;
- Reparo das grades das salas de aula;
- Colocação de revestimento nas paredes do PAV. Profª Maria Alice e reparo no piso;
- Instalação de bebedouros no PAV. Profª Maria Alice;
- Integração da rede hidráulica dos pavilhões Raymundo Ferreira e Profª Maria Alice;
- Implementação do projeto de acessibilidade na escola (construção de rampas PAV. Raymundo Ferreira e Profª Maria Alice e adaptação de banheiros para deficientes físicos);
- Instalação das TV Pendrives em todas as salas de aula, sala do Professor e Sala de Vídeo ;
- Aquisição de novo sistema de segurança e alarme eletrônico, ampliando em 50% o já existente;
- Revisão da rede de videoconferência, aquisição de amplificadores de vídeo câmeras sem fio;
- Confecção de mastros para hasteamento das bandeiras;
- Aquisição de refletores para área externa;
- Reativação da torre de iluminação da área externa;
- Criação da Sala da Secretaria;
- Identificação dos pavilhões, sala de vídeo e sala dos professores através de nomes pessoas que se destacaram na história do Colégio João Durval;
- Aquisição das bandeiras do Brasil, Bahia, São Felipe e Colégio João Durval;
- Garantia do funcionamento da Sala de Informática, inclusive com impressão para aluno e reestruturação da Sala de Leitura;
- Ampliação do número de computadores para acesso à internet pelos professores;
- Aquisição de software para gestão da Sala de Informática;
- Aquisição de projetor de imagem tipo datashow;
- Aquisição de conjunto biblioteca;
- Aquisição de cadeiras para escritório;
- Aquisição de ventiladores de teto;
- Implantação de internet na Sala de Educação Especial, Sala de vídeo e Secretaria;
- Parceria firmada com a Prefeitura Municipal para empréstimo de funcionários;
- Parceria firmada com a Prefeitura Municipal para realização de serviço de capinação e jardinagem;
- Plantio de árvores na área externa da escola;
- Climatização da Diretoria, Sala dos Professores, Secretaria, Sala de Vídeo e Sala de Educação Especial;
- Colocação de cortinas na Diretoria, Sala da Vice-Direção e Sala dos Professores;
- Instalação de bebedouro na Sala dos Professores, Sala de Educação Especial e Cantina;
- Substituição de todos os dos ventiladores das salas de aula por ventiladores de teto;
- Aquisição de armários guarda-roupa para Sala do Professor;
- Criação do Almoxarifado;
- Construção do depósito na área externa;
- Reforma na Cantina;
- Reforma da Quadra Poliesportiva;
- Construção de rampa interligando quadra poliesportiva, portão de acesso rua Jânia Campos e pavilhões;
- Confecção de portão de ferro para acesso à quadra poliesportiva através da rua Jânia Campos;
- Construção de bancada de cimento na quadra poliesportiva;
- Confecção de armários para cozinha;
- Aquisição de mesas para professor;
- Retelhamento geral PAV. Profª Maria Alice;
- Recuperação de cadeiras do aluno;
- Recuperação dos conjuntos para refeitório;
- Confecção de murais;
- Aquisição de armários para Sala de Vídeo;
- Reparo do equipamento de som móvel;
- Aquisição de computadores e impressoras para área administrativa;
- Recuperação de todos os quadros brancos das salas de aula;
- Doação por parte da Prefeitura Municipal do terreno onde está edificada a escola em favor do Governo do Estado;
- Colocação porta de vidro na Sala do Professor;
- Revestimento cerâmico no reservatório subterrâneo de água;
- Aquisição de fogão industrial;
- Ampliação da oferta de merenda escolar para o Ensino Médio;
- Ampliação de ramal telefônico;
- Operacionalização da rádio da escola pelos alunos;
- Criação do blog http://colegiojdc.blogspot.com/;
- Difusão do e-mail cegjdc@hotmail.com;
- Ampliação da oferta de Educação Especial nas modalidades D.A. (Deficiência Auditiva) e D.I. (Deficiência Intelectual);
- Comemoração anual do aniversário da escola;
- Realização de evento para lançamento de livro escrito por alunos da escola (2009);
- Realização anual dos projetos Tempos de Arte Literária - TAL e Festival Anual de Canção Estudantil - FACE;
- Realização anual do projeto de Aniversário de São Felipe;
- Realização anual do “Arraiá do João Durvá";
- Realização do Projeto de Matemática (2010);
- Realização anual do Projeto da Consciência Negra;
- Realização do Cinema Rural (2009);
- Participação através de montagem de stands temáticos, do aniversário da cidade promovido pela Prefeitura Municipal (2010 e 2011);
- Realização anual dos Jogos Escolares da Rede Pública;
- Participaçaõ em torneios de futebol na zona rural do município (2011);
- Realização anual de Festa para comemorar conclusão do Ensino Médio;
- Realização anual de confraternização do Dia do Professor e Dia do Funcionário Público.